O conversor analógico-digital é conhecido como ADC e é um dispositivo capaz de reproduzir algo digital a partir de um processador analógico, normalmente através de tensão e intensidade.

Os conversores analógicos digitais são normalmente utilizados em dispositivos digitais, com a leitura de sensores e digitalização de áudio e vídeo. Bons exemplos sobre o que descrevi acima são as atividades do nosso cotidiano, como: a utilização de um scanner onde você captura uma imagem, ou gravar sua voz. No contexto geral podemos dizer que as informações digitais não ficam restritas apenas aos computadores. Outros exemplos são quando falamos no telefone em que a voz é convertida em um sinal digital já que sua voz é um sinal analógico e a comunicação entre a telefonia é feita digitalmente.

Uma das muitas vantagens que podemos encontrar do sistema digital em cima do analógico é a capacidade da compactação de dados, como um sinal digital comparado a um sinal analógico é apenas números e esses números podem ser compactados diminuindo o tamanho do arquivo. Então, se economiza espaço em disco ou na largura de banda. Como os conversores são limitados em banda, trabalhando apenas em faixa específica de freqüência, normalmente utiliza-se um filtro, dentro do próprio conversor, com a finalidade de evitar que amplitudes de harmônicas de alta freqüência apareçam na entrada.

E aí, já decidiu qual conversor vai usar hoje?

Aqui temos alguns conversores que podem te ajudar: https://lojaonoff.com.br/product-category/acessorios/computador-notebook/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *